Abertura de Platinado...
MODELO ANO ABERTURA
Fusca 1300 Todos 0,4mm
Fusca 1500 Todos 0,4mm
Fusca 1600 Todos 0,4mm
Regulagem: Solex H-32 PDSI-TSó é possível uma perfeita regulagem dos dois carburadores através do equalizador. Como é um equipamento específico, que só oficinas especializadas têm, vamos fazer uma regulagem estática (meia boca ou de orelha).
1. Desconectar as duas hastes do acelerador.
2. Soltar os parafusos de marcha lenta até os mesmos desencostarem de seu apoio no carburador. Se o motor morrer já é um bom sinal.
3. Com cuidado apertar os parafusos de marcha lenta até que estes encostem em seus batentes na base do carburador, contando as voltas do parafuso e apertando-os de forma igual nos dois lados (abrindo levemente as borboletas). Partir o motor e verificar a marcha lenta: ± 900 giros. Quanto mais precisa for essa regulagem dos parafusos melhor será a marcha lenta. Alterar a abertura das borboletas com o motor em funcionamento, alternando o lado direito e esquerdo, procurando o melhor funcionamento do motor.
4. Fechar o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário até o motor começar a perder giros, retornar a regulagem no sentido anti-horário, até o motor ganhar o maior numero de giros: este é o ponto ideal. Proceder dessa maneira nos dois lados do motor até conseguir o maior giro.
5. Se o giro do motor aumentar demais depois do ajuste da mistura, retornar a aceleração para 900 giros atuando nos parafusos das borboletas e recomeçar a regulagem da mistura.
6. A regulagem de marcha lenta sempre termina nos parafusos de mistura.
7. Terminada a regulagem da marcha lenta, desliga-se o motor e recoloca-se as hastes dos aceleradores.
8. Com uma chave fixa 6mm e uma 7mm, soltar a porca e contra porca da haste direita e acelerar com a mão no centro de acionamento (onde está o cabo do acelerador), observando se nos dois carburadores se inicia a abertura das borboletas simultaneamente. Esta regulagem é feita na haste direita alterando-se o seu comprimento. É uma regulagem muito delicada e a grande causadora de alto consumo de combustível quando mal executada.
Regulagem do Ponto
Fusca têm motores antigos, com distribuidor, platinado, estas coisas. Eventualmente, é possível colocar um distribuidor de Kombi, sem platinado, mas permanece a necessidade de manter o motor "no ponto". Isto é feito facilmente, em sua própria casa!
Se o carro está funcionando legal é porque você não errou a ordem dos cabos certo?
O Fusca tem ignição eletrônica ou é convencional com platinado? Na convencional, troque o condensador sem perdão pois não custa nada e não é possível testá-lo e quando está com problemas não é fácil detectar se o defeito é nele ou no resto do sistema de ignição.
VERIFIQUE O PLATINADO
O Platinado está legal? Os contatos estão gastos por igual ou tem um mais gasto que o outro? Se estiver um pouco gasto pode lixar os contatos com uma lixa bem fina (use lixa d´água - sem água - dobre-a, de modo que fiquem os dois lados da lixa aparecendo, coloque entre os contatos e lixe os dois ao mesmo tempo, com a mola do platinado atuando para os contatos ficarem paralelos). Se o Platinado estiver bom, deve ser defeito no condensador.
AJUSTE A FOLGA DO PLATINADO
A folga do platinado está ok? Para ajustar na folga ideal é preciso colocar qualquer um dos ‘cames’ (são os quatro ressaltos) da árvore do distribuidor na posição em que o platinado fique o mais aberto possível.
Sem desmontar o distribuidor, com a tampa fora, gire o volante do motor ou com o carro em 4a. marcha empurre o carro para frente ou para traz até chegar na posição de abertura máxima.
Com um calibrador de lâminas, coloque 0,4 mm de abertura. A lâmina precisa deslizar entre os contatos do platinado. Na emergência você pode usar um pedaço do papelão da caixa do próprio platinado para colocar a folga.
AJUSTE ESTÁTICO DO PONTO
1. Coloque o volante do motor com a marca da polia voltada para cima (empurre o carro em 4a. marcha ou gire a polia com cuidado). Olhando de cima, a marcação da polia (pequeno corte em "V"), deve ficar alinhada com a emenda das carcaças do bloco do motor. Nesta posição o rotor deve estar apontando "mais ou menos" para o cabo do cilindro no. 1. e um traço do rotor coincide também com uma ranhura no corpo do distribuidor. OK?
2. DESENGRENE O CARRO E PUXE O FREIO DE MÃO para que o volante motor NÃO saia da posição.
3. Com o distribuidor ainda sem a tampa, afrouxe um pouco a porca do parafuso que prende a base do distribuidor, apenas o necessário para que você consiga gira-lo um pouco.
4. Retire o cabo que entra na bobina.
5. LIGUE a chave de ignição SÓ PARA ACENDER o painel, certo?
6. Agora D-E-V-A-G-A-R gire o rotor no sentido HORÁRIO até que o platinado fique completamente fechado - a regulagem anterior do platinado é importante por isso. Se aquela estiver fora, o ponto já começa a ficar fora aqui.
7. Quando ele ficar todo fechado, novamente D-E-V-A-G-A-R gire no sentido ANTI-HORÁRIO até sair uma centelha entre os contatos do platinado . Vai fazer um barulhinho -click (este o processo de aumento do valor da centelha pela interrupção do condutor que tinha falado). Se você passar dessa posição volte o distribuidor um pouco e faça o movimento de novo D-E-V-A-G-A-R. Quando saltar a centelha PRONTO, está no ponto estático.
8. Aperte a porca com o cuidado de não tirar do ponto.
AJUSTE DINÂMICO DO PONTO
Para ajustar o PONTO DINÂMICO é necessário montar tudo, tampa cabos, etc. para colocar motor para funcionar.
1. Com tudo montado, afrouxe novamente a porca de fixação do distribuidor, só o necessário para girar o distribuidor e ligue o motor.
2. CUIDADO: Agora, com o MOTOR FUNCIONANDO gire D-E-V-A-G-A-R o distribuidor (segura pela base e CUIDADO com a CORREIA) no sentido HORÁRIO até que a rotação DIMINUA um pouco (quanto mais girar neste sentido mais diminuiu a rotação até começar a chocalhar). A partir deste ponto, gire no sentido ANTI-HORÁRIO até que a rotação volte a subir e atinja uma rotação máxima onde, se continuar a girar neste sentido, vai começar a "bater pino". O ponto dinâmico é o ponto em que se obtém o limite rotação sem o início da batida de pino.
Se você achar que este é ponto, DESLIGUE o motor e aperte a porca do distribuidor.
3. Para COMPROVAR se este ponto está certo, existe 3 meios:
1o. Ligue novamente o motor. Ele deve pegar "no estalo" (só não pega no "estalo"se o carburador estiver com problemas e fora da regulagem da mistura e da marcha lenta). NÃO pode girar pesado. Se girar pesado, é porque o ponto está muito adiantado. Afrouxe a porca e dê um toque no giro para o sentido horário. Ligue novamente. Tem que ligar no "estalo".
2o. Ligue o carro, puxe o freio de mão e tente sair de 3a. soltando a embreagem D-E-V-A-G-A-R até a rotação começar a diminuir quase perto do motor "morrer". NÃO pode ser ouvido nenhum barulho de "batida de pino". Se ouviu, é porque o ponto ainda está um pouco adiantado. Afrouxe a porca e novamente atrase um pouco o ponto.
3o. É o teste de rua. Ande com o carro e veja se ele está desenvolvendo bem ou está "preso".
OBS: Quanto mais adiantado melhor, no limite máximo de não começar a "bater pino".
O carro "bate pino" quando força o motor, seja na saída de uma ladeira numa subida ou quando andar com o carro em velocidade baixa, e com marcha alta e acelerar rápido para ver se ele está "batendo".
Regulagem das Válvulas
Acho que todos sabem que precisamos trocar o óleo do motor de fusca a cada 3.000km, independente do tipo utilizado, pois o fusca, além de ter pouco óleo circulando no motor, não tem filtro! Assim, é até preferível usar um óleo mais comum monoviscoso (SAE 40 ou 50) e aditivá-lo, fazendo trocas freqüentes, do que um caro óleo sintético que poderá tentá-lo a espaçar os períodos de troca. Não acredite nas promessas dos frentistas de que seu óleo só precisa ser trocado a cada 10.000 ou 20.000km! Motores modernos podem ter esta freqüência. Um motor com projeto de quase 70 anos, é outra história...
O que poucos sabem é que esta é a mesma freqüência que deve ser utilizada para regular as Válvulas e que esta operação deve ser feita com o motor absolutamente frio – pelo menos três horas com ele desligado. Ou seja, levar o carro a um mecânico e pedir para fazer a regulagem, sem que esfrie totalmente o motor, não vai ser um bom negócio. O melhor, mesmo, é fazer este trabalho em uma manhã de sábado ou domingo chuvosa, quando o Fusca não vai sair, mesmo...
O primeiro passo é ter as ferramentas necessárias: uma chave de fenda, uma chave 13mm e um calibre 0,006” ou 0,15mm (esta é a exata medida de uma lâmina de Gilette das antigas). A medida realmente correta é 0,004" ou 0,10mm, mas para um amador, o melhor é 0,15mm, pois não há perigo de "enforcar" a válvula. Um macaco para elevar o carro e um suporte para mantê-lo no ar... isto para ficar mais confortável, mas não é imprescindível.
Este é um aspecto de segurança que deve ser respeitado: NUNCA trabalhe sob o carro, somente apoiado no macaco. Cavaletes metálicos (preguiças) são muito mais baratos que um ortopedista ou um funeral. Também é preciso um novo jogo de juntas para as tampas de válvulas.
Vamos lá: em primeiro lugar, encontre o ponto morto superior (PMS) do cilindro 3 (lado do motorista, na frente do motor, isto é, do lado oposto à polia). Isto é feito girando-se a polia do motor com a mão (chave desligada – câmbio em ponto morto), enquanto observa-se a posição do rotor. Quando este estiver virado para o cilindro 3 e a marca de ponto na polia (pequeno corte em forma de “V”) estiver exatamente sobre a emenda da carcaça, o motor estará no PMS para o cilindro 3. Neste ponto, as válvulas do cilindro 3 estarão fechadas e a mistura de combustível comprimida, pronta para ser iniciada para a explosão.
Vamos tirar as tampas de válvulas, com o auxílio da chave de fenda. As juntas dificilmente poderão ser reaproveitadas, mas custam barato e é melhor trocá-las. Se as peças dentro das tampas (balancins e parafusos de regulagem) estiverem muito impregnadas com carvão ou borra de óleo, vale uma boa limpeza com um pincel e gasolina ou querosene – prepare-se para alguma sujeira...
Bem, vamos explicar um pouco o que significa isto. Quando um cilindro está no PMS, as válvulas estão fechadas por força das molas e obviamente, os balancins apresentam uma folga. Balancins são aquelas peças que ficam martelando as válvulas, acionados pelos tuchos que, por sua vez, são acionados pelo comando de válvulas, que fica lá no meio do motor. Ao pressionar a válvula, ela abre-se para a entrada da mistura ar-combustível (válvula de admissão), ou para a saída dos gases queimados (válvula de descarga).
Os balancins estão soltos e há uma pequena folga entre eles e as válvulas. Complicado? Não, apenas mexa com os balancins para saber quais válvulas podem ser reguladas – olhando-se o motor do lado do motorista, as três primeiras válvulas podem ser reguladas (da frente para trás) e no lado oposto, a válvula que está atrás no motor. Rotacione 360 graus a polia, colocando-se o motor no PMS do cilindro 1, e o rotor na posição de faísca do cilindro 1. Agora, as últimas quatro válvulas podem ser reguladas.
Opa, como se regulam as válvulas? Muito simples: verifica-se a folga com o calibre, que deve passar livre entre o parafuso de regulagem e a haste da válvula, mas não folgado. Caso seja necessário o ajuste, firma-se o parafuso de regulagem com a chave de fenda, afrouxa-se a porca com a chave 13mm e procede-se o ajuste até ficar perfeito, apertando-se a porca quando finalizar, mantendo o parafuso fixo com a chave de fenda. Verifique novamente a folga com o calibre, para certificar-se que está correto. Repete-se o procedimento nas demais válvulas (oito ao todo), limpe as tampas, coloque-as, verifique o nível do óleo e pronto!
ALGUMAS DICAS
Mantenha a tampa de válvulas sob o motor para recolher alguma gota de óleo que possa pingar no chão. Ou use jornais, mas nunca deixe cair óleo no piso da garagem!
Utilize cola somente entre a junta e a tampa e não entre a junta e o cabeçote, pois na próxima regulagem você terá trabalho para retirar os pedaços de juntas. Pode ser colocada uma fina camada de graxa nas juntas, no lado do cabeçote, para melhorar a vedação.
Aproveite para checar o estado das velas, regule a abertura dos eletrodos e coloque o motor “no ponto”.
Se algum dos parafusos de regulagem apresentar-se espanado ou gasto, é só comprar um conjunto novo – parafuso e porca. Aliás, quando comprar as juntas novas, já compre um ou dois conjuntos de parafusos de regulagem, que custam muito baratos.
Mantenha uma caderneta de regulagens, onde deve anotar o que está sendo feito em seu carro, no caso, quais as válvulas precisaram ser reguladas. Se após três ou quatro regulagens seguidas, as mesmas válvulas precisarem de apertos, há problema à vista! Provavelmente, a haste da válvula está desgastando-se rapidamente e poderá quebrar-se. Pense em uma troca...
muito bom, bem explicado.Tenho um Fusca 1300 ano 1976. e valeu as dicas .
ResponderExcluirobrigado pela dica tudo que aprendemos e muito valioso obrigado!!!!!!
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirO fusca mais esta dicas maravilhosas,eh o melhor do mundo,e carro que a gente,MEXE
ResponderExcluirvaleu pelas dicas excelente professor
ResponderExcluirTenho um fusca 68, estava estourando ao acelerar, troquei condensador, platinado, tampa, cabos de velas e rotor. Só faltava regular. li o artigo e funcionou perfeitamente, valeu professor!
ResponderExcluirbom parcero as dicas são muito boa bem detalhado mais eu quero saber o seguinte,o meu fusca é 71 e motor 1500,o problema é que troquei o distribuidor pois estava queimado.E agora coloquei no ponto o carro funciona perfeito,porem tem dois defeittos,1 defeito fica dando ecesso no carburador,bom facil,o 2 problema que ta me quebrando a cabeça,o motor ta batendo igual louco valvula,no 3cilindro,ate pencei qe foce a haste da bomba de gasolina ,já regulei as valvulas milimetricamente e nada ,o barulho não ta altão mas todos percebem quando acelera mais.biela não é o motor é novo .o que seria!ronnyemiranda@hotmail.com
ResponderExcluirE que tal começar por aprender a escrever corretamente o Português, parcero?
Excluiras vezes o cara digita pelo celular e sai errado msm, ou nao teve oportunidade de ter o mesmo nível de educação que o seu, fdp! Pega seu português perfeito e enfie ele no seu cu.
Excluirkkkk boa resposta, tem alguns q usam e abusam do corretor ortografico, e depois querem tirar sarro com os outros.
ExcluirĶkkkkkkkkk é foda estes pasqualetes de Internet. Os caras estão ajudando e ganhando porra nenhuma pra isso e os sabichões da língua portuguesa vêem com tiração? Vai pro redtube.
ExcluirTodos vocês vão tomar no seus cú. tenho um Fusca e sou feliz e vai a merda todos Vocês
Excluirbom o meu fusca é em
ResponderExcluirmotor 1300l quando eu ligo ele fica morrendo ,e quando ele estar andando ficar dando solavanco
bom dia ,limpesa de carburador,cabos e velas
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirboa tarde estou com um problema em minha kombi ela esta colocando oleo para cima nao fuma ja troquei o suspiro e continua
ResponderExcluirTem que tirar o suporte do alternador e colocar a lata com três meia luas no lado certo, o certo é elas ficarem na posição como a letra C com a parte mais alta para baixo.
ExcluirAdorei as dicas!! Espero não precisar usá-las tão cedo no meu fusca 71, obrigado!!
ResponderExcluirBoa tarde!!
ResponderExcluirEu tenho um fusca 73, fiz alimento e cambagem na dianteira, ele ficou alinhado, mais ainda estar dando chicoteando na pista, alguém tem ideia sobre isso?
de acordo com o fabricante qual grau e mudelo devela utilizar nos motores VW 1600 a gasolina??
ResponderExcluirboa noite qual regulagem exata do motor do fusca Itamar 1600 a gasolina sem gás.
ResponderExcluirOi, estou recorrendo a essa pagina pois preciso esclarecer uma dúvida, quero trocar a mola do acelerador do fusca, quero que o giro do motor baixe mais rápido possível como acontece em carros esportes, a pergunta é se eu trocar a mola do acelerador deixando o pedal mais rígido eu conseguirei fazer com que o que eu citei acima acontece? gostaria de saber porque eu não vou trocar a mola sem saber antes, se eu trocar sem saber vou só perder tempo e dinheiro. Ficarei grato com a resposta.
ResponderExcluirPara que a rotação caia mais rapidamente você precisa reduzir peso no volante do motor. O volante tem muita inércia.
ExcluirMe ajudem se puderem...coloquei dois carburadores no meu fusca 1300...agora ele acelera de uma vez e depois apaga... Não segura a aceleração...
ResponderExcluirBom dia, tenho um fusca 84/84 e estou com pequeno probleminha com o motor do mesmo.
ResponderExcluirSempre ao dar partida o mesmo inicia em uma rotação e ao decorrer do tempo com veiculo em movimento o motor aquece e a rotação aumenta, como se tivesse acelerando. Bom, levei ao meu mecânico e ele min sugeriu trocar o radiador do óleo. O mesmo foi substituído mas ainda persiste o mesmo problema. Min ajudem por favor........
Bom dia, tenho um fusca 84/84 e estou com pequeno probleminha com o motor do mesmo.
ResponderExcluirSempre ao dar partida o mesmo inicia em uma rotação e ao decorrer do tempo com veiculo em movimento o motor aquece e a rotação aumenta, como se tivesse acelerando. Bom, levei ao meu mecânico e ele min sugeriu trocar o radiador do óleo. O mesmo foi substituído mas ainda persiste o mesmo problema. Min ajudem por favor........
Bom dia amigo!
ExcluirTalvez seja um dos 2 problemas:
- Cabo do acelerador enroscando;
- Se for ignição eletrônica, pode ser necessário substituir a mesma.
Poxa vida show de bola as dicas, valiosas e que seguirei a risca na próxima oportunidade.
ResponderExcluirMuito grato.
Poxa vida show de bola as dicas, valiosas e que seguirei a risca na próxima oportunidade.
ResponderExcluirMuito grato.
olá , o que se faz nos parafusos de regulagem das valvulas quando estao muito presos?
ResponderExcluirDaiw, blz tenho um fusca ano 80 1300L, queria troca os pistão colocar 2300, queria saber se tem q trocar o cabeçote, ou é só trocar as camisas que da certo?
ResponderExcluirAmigos quem pode me ajuda meu fusca escapou a begala pra dentro do carburador depois de duas semanas começou a fazer um barulho como se tivesse funcionando três cilindros e perdeu um pouco de forca mas fiz o teste do cilindros e todos tão funcionando o que pode ser será que e os balancim que ta solto ou prezo alguém me ajuda ai
ResponderExcluirRoberto, o injetor que caiu deve ter ficado alojado sobre o pistão ou ainda está tentando sair pela abertura da válvula de escape. Pode também ainda estar na galeria de admissão e logo vai para a câmara de combustão. Se for pode provocar danos ao cilindro, pistão, sedes ou válvulas. Sugiro nem ligar mais o motor, e sim tirar o motor do carro e retirar os cabeçotes, assim você garantirá a integridade de seu motor. Não custa caro e você já aproveita pra fazer o assentamento das válvulas nas sedes e verificar a folga entre as hastes de válvulas e guias de válvulas. Se for o caso, leve a uma retificadora de sua confiança e peça para fazerem estas verificações.
ExcluirMe tira uma duvida, o que pode ocasionar um consumo de combustível excessivo por que eu sai agora a pouco com o meu fusca 1300 ano 76 e coloquei uma garrafa pet com meio litro de gasolina e dei uma volta na quadra e chequei zerado só com gasolina no carburador e o motor faz + ou - 1 ano que o motor foi feito não queima óleo nem nada só esse consumo louco de combustível o que pode ser se poder me ajudar agradeço obrigado.
ResponderExcluirDe 2 á uma ou agasolina ficou dentro da mangueira ou vc estar usando um gicler de número muito auto.no motor 1600 o normal é um 125 máximo.
ExcluirOlá colegas proprietários de fusca,
ResponderExcluirGostaria de saber como substituir o conjunto completo do bocal e gargalo do óleo do fusca. Não consigo soltar o tubo do respiro. Agradeço por qualquer informação que possa ser enviada.
Grato.
José Leopoldo
Estou com a mesma dificuldade.. Fui tirar o dínamo para substituir pelo alternado mas na hora de soltar o gargalo quem disse que solta x.x
ExcluirMeu gol 1300, esta com ignição eletronica, e ponto original, dizem para enquadrar a nossa gasolina de Hoje, adiantar até uns 15º seria conveniente, sem da pré ignição, isso procede ?
ResponderExcluirbom dia, tenho um fusca 72 motor 1500 ele está dando tiro e sem força segundo o mecânico que já trocou platinado, condensador, velas, cabos de velas, me disse que seria água na gasolina e já tem 15 dias e nada. Agora disse que vai trocar o coletor de admissão do carburador que está furado, pode ser isso?
ResponderExcluirisso ai é vela com defeito, substitua as 4, se não resolver pode ser cabo de vela partido ou ainda cabo de vela ligado errado (ligado em vela errada).
ExcluirDistribuidor (ponto) adiantado, atrasado ou ruim! (se já trocou todos os itens mencionados)
ExcluirPode ser entrada de ar no coletor de admissão,.FAZ OSENGUINTE LIGA E COM UMA GARRAFA PET JOGA ÁGUA NA JUNÇÃO DO COLETOR COM O CABEÇOTE SE CAIR A ROTAÇAO OU MORRER É ISSO AÍ.
ExcluirBom dia , achei fantastico os comentarios, relativamente as valvulas verifiquei no meu carro VW 1300 6V que tinha saltado uma vareta da valvula. verifiquei a vareta e pareceu-me estar direira voltei a coloca-la e afinamos todas as valvulas a 0,20. Andei 50Km parei em 2 ou 3 sitios e depois quando voltei a pega-lo ficou novamente a 3 cilindros, saltou novamente a vareta! :( conseguem dar-me algumas dicas para a causa disto acontecer?
ResponderExcluiroi boa tarde meu fusca ta falhando quando acelera no talo vareta de oleo sobe.o que deve ser? motor feito a pouco tempo
ResponderExcluirolá, boa tarde
ResponderExcluirTenho um fuska e gostaria de saber como faço pra entrar para esse clube.
ai galera meu fusca ta jogando gasolina pelo escape diereto oque eu faso ele nao liga gira gira e nao liga
ResponderExcluirMuito bom o artigo,quero contar a história da minha Kombi comprada a menos de um mês,ela estava muito fraca,daí girei o distribuidor no sentido ant horário e ela ficou forte,mas em subidas perdia força,e então fui retirar o distribuidor e o avanço estava quebrado,levei para trocar a parte interna do distribuidor e o avanço e ai começaram meus problemas para deixar o motor no ponto.
ResponderExcluir1- A polia não gira
2- A polia não tem marcações
3- Ainda não comprei o macaco
4- Quem me vendeu era meu amigo até me passar a bomba
É possivel saber +ou- a posição olhando o rotor do distribuidor para qual lado está apontado e assim colocar os cabos na ordem?
boa noite estou com um problema no meu fusca quando aquece o motor fica rui pra pegar vira vira vira ate que pega oque pode ser me ajudem por favor
ResponderExcluirBom dia a todos, estou com um problema no motor de meu fusca. Ocorre que passado algum tempo rodando e o motor esquenta, passa a sair muita fumaça branca do escapamento. O que chama atenção, é que só ocorre com o motor quente?! Poderia ser mistura de combustível, ou passagem de óleo pelo cabeçote? Se alguém souber, ou já ter tido um problema semelhante, me responda. Grato a todos!
ResponderExcluirGosto muito das perguntas feitas pelos leitores,gostaria que fossem todas respondidas, pois, podem ser úteis para outros leitores, como está acontecendo comigo, fica a dica !!
ResponderExcluirBoa noite meu fusca comecou a fazer um barulho do lado esquerdo so q ele anda normal so q perdeu a força o q pod ser
ResponderExcluirEsse blog ainda ta ativo preciso de uma ajuda tenho um fusca aqui 1300 que está jogando óleo pelo escapamento ja foi feito todo tipo de revisão e troca de anéis todos ajustes possíveis no motor mas continua preciso de ajuda alguém já passou por isso?????
ResponderExcluirTem que trocar os guias de válvulas e retentores
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirboa tarde. meu fusca da partida normal, anda normal, mas quando eu paro e depois de uns 5 minutos nao dá mais partida, fica ums 45 minutos esfriando depois pega normal. o que pode ser????? depois que esquentou, só depois que esfriar que ele da partida de novo
ResponderExcluirTrocar a bobina de faisca
Excluirbobina esquentando de mais
ResponderExcluirGostaria de trocar idéias com pessoas que tenham experiência em motores como o mostrado nesse vídeo:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=Z71SLlL0XSY&feature=youtu.be
Entrar em contacto com: capucci@iis.com.br
At.
Hélcio
Tanto os Fuscas,Kombi e Gol Bx com motores Boxer ficam barulhentos e se sair fora de ponto começam a estorar nas acelerações. Tem que verificar as velas de ignição, cabos, platinado e carburadores. Para uma boa manutenção.
ResponderExcluirBoa tarde tem algo que fale sobre o motor 1200 a tampa do distribuidor se e baixa ou alta
ResponderExcluirO artigo fala sobre o risco de enforcamento das válvulas, mas acabei de ver um vídeo do Tonella dizendo que a folga aumenta com a temperatura, logo não teríamos esse problema, mesmo regulando com zero de folga a frio.Agradeço antecipadamente pela sua opinião?
ResponderExcluirFala galera!!
ResponderExcluirQual a melhor marca de platinado para fusca?
Se achar coloca o Bosch.
ExcluirComore com o encosto do cames de celerom aquele que paresse de madeira,pois ele não derrete com alta temperatura.
ExcluirBoa tarde amigos experta
ResponderExcluirTenho uma Kombi e esta vazando óleo pela vareta, recentemente troquei o kit camisa pistão e anéis funcionou bem uma semana agora está subindo óleo pela vareta será que os anéis viraram?
Tenho um fusca ano 86 quando ligo ele logo ele esquento e apartir desse monto ele fica sem força e começa apaga oq pode ser ?
ResponderExcluirMuito obrigado por compartilharem conosco, mecânicos de fim de semana, todo esse conhecimento! Deus abençoe!
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